Seja bem vindo ao Distrito Rpg Maker !

Se você for um visitante, entre no nosso novo site : http://distritomaker.forumeiros.com

Se for um membro, entre no novo site mas se desejar, copie seu conteúdo do Distrito 1.0 para o 2.0 ^^

Atenciosamente, Admin SameKage



 
InícioPortalRegistrar-seConectar-se
Últimos assuntos
» Yoga Fire Factory - A Fábrica que ficará em seus corações
Seg Set 24, 2012 8:01 pm por Brunnodurante

» Óia o hardNN.exE na área!
Seg Set 24, 2012 12:08 am por samuel6406

» Nome acima do char
Dom Set 23, 2012 11:29 pm por samuel6406

» Hud
Dom Set 23, 2012 11:17 pm por samuel6406

» Coordenadas no mapa
Dom Set 23, 2012 11:13 pm por samuel6406

» Menu Estilo Ring (Anel)
Dom Set 23, 2012 11:05 pm por samuel6406

Conectar-se
Nome de usuário:
Senha:
Conexão automática: 
:: Esqueci minha senha
Parceiros
Fórum grátis

Templo RPG Maker - Onde a magia maker permanece viva!
Arena Rpg Maker - Suporte para Makers!
Categorias

Abrir em uma nova janela.

Votação
O que precisa ser MAIS melhorado no Distrito?
Organização
20%
 20% [ 3 ]
Staff
7%
 7% [ 1 ]
Design
60%
 60% [ 9 ]
Convivência
7%
 7% [ 1 ]
Vantagens para Membros
7%
 7% [ 1 ]
Total dos votos : 15
Tópicos Similares

Compartilhe | 
 

 Aula 1 de menssagens a comentários [RMXP]

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Mensagem

eduardomk
Maker Casual
Maker Casual
avatar

Prestígio : 0
Mensagens 22


Pontos 50
Fama 7

MensagemAssunto: Aula 1 de menssagens a comentários [RMXP]   Sex Jul 13, 2012 10:22 pm

Introdução


Nesta aula aprenderemos sobre os comandos de nível básico os comandos são aqueles que estão entre Mensagens e comentários.Então mãos na massa.



Mostrar Mensagem


Bom com certeza você ja deve ter usado este ele é o mais simples mas, vou lhe ensinar a usar os comandos dele,
\V[X] Este comando exibo o valor da variável definida onde X é o ID(Numero da variável) da variável.
Que tal testarmos este comando?
Primeiro faça um evento neste evento Faça uma variável com um valor qualquer, depois coloque mostrar mensagem e coloque o comando \V[X] Não se esqueça x= ID da variável supondo que seja 1 ele ira ficar assim \V[1] seu evento tem que estar assim.

Opções de variavel:[0001:Teste] = 123456
Texto: \V[1]

PS: 123456 é o valor que eu coloquei na minha variavel e teste o nome o 0001 é o ID mas vc só coloca 1

Teste o jogo e veja a magica
Agora o comando \N[X] SERVE PRA... mostrar o nome do char selecionado onde x é o ID do char no database é mais usado em jogo onde você tem que digitar o nome do char.Então você acha que o jogo ficaria estranho se o nome da char é auto defenido ficaria melhor o jogador escolher o nome então este é o comando certo, supondo que você ja tenha criado um jogo onde o jogador teria que escrever o nome do char, ai o cara pergunta seu nome vocÊ digita ai, o cara pergunta eu entendi seu nome é \N[X]?
entendeu?


\C[X] este é auto explicativo la no mostrar menssagem Muda a cora da menssagem

\G ele mostra em uma janela alternativa seu dinheiro




Mostrar Escolhas


Este comando mostra escolhas vamos bota-lo em pratica pra você ver melhor como ele funciona

coloque mostrar menssagem e na menssagem coloca deseja ganhar um potion?

coloque mostrar escolhas sim,não

ai se sim coloca pro char recebr uma potion se não fim.

seu evento deve estar assim

Texto:Você deseja receber uma potion?
Escolhas: Sim,Não
Se escolher [SIM]
Mudar item: [Poção] +1
<>
Se escolhar [NÃO]
<>
Fim
<>

Pronto teste o jogo ^^

Continuando falta Armazenar numero, opções de mensagens, definir teclas(não abordarei este assusnto tão cedo), esperar e comentário

Armazenar número


Esta opção é muito usada em sistema de portas com senha, e usa variaveis ou em sistemas de codigos.
Vamos conhece-lo melhor?
1º Faça uma variavel de preferencia pra ficar facil coloque o nome codigo deixo o valor como esta 0
2ºAgora va na opção armazenar numero escolha a variavel codigo e deixe 3 digitos
3º agora crie uma condição marque a opção variavel escolha a variavel codigo e no espaço para digitar um numero digite 123 este sera o codigo.
4º coloque se comprido as exceções mostar menssagem certo.
seu evento deve estar assim:


Opções de variavel:[0001:codigo] = 0
Armazenar número:[0001:codigo], 3 digitos
Condição:Variavel [0001:codigo] == 123
<>Texto: Certo.
<>
Exceção
<>
Fim
<>

Teste o jogo e veja como ficou.


Opções de mensagem


ela é simsples serve pra definir como a menssagem ira aparecer.
Opção: Centro mostra a menssagem no centro
Opção: baixo mostra a menssagem no conto de baixo da tela
opção: Cima mostra mensagem no canto de cimada tela
Opção: mostra a jenela da menssagem.
Opção: não mostra a janela de menssagem.

Esperar


Serve para esperar um certo tempo antes do proximo comando 20 frames = 1 segundo.


Comentário


Ah sim Comentário aguem ja deve ter se perguntado pra que serve aquela tecla "inútil"
éla não serve pra nada não tem uma função especial você pode só excrever o que quiser nela
na verdade comentario tem alguma funcionalidade em scripts abs ou mini mapa mas ai neste tipo de script ele já é auto explicativo

FIM


Certo fim nesta aula enorme vimos quase tudo que esta dentro da primeira parte de mensagens a comentários.


Última edição por eduardomk em Sab Jul 14, 2012 5:07 pm, editado 1 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo

SameKage
Bom Maker
Bom Maker
avatar

Prestígio : 0
Mensagens 166


Pontos 434
Fama 12

MensagemAssunto: Re: Aula 1 de menssagens a comentários [RMXP]   Sab Jul 14, 2012 3:48 pm

Muito interessante ^^ espero que poste mais aulas pra gente YEAAAA
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://distritorpgmaker.forumeiros.com
 

Aula 1 de menssagens a comentários [RMXP]

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Central de Aprendizagem e Disponibilização :: Sistemas por Eventos-