Seja bem vindo ao Distrito Rpg Maker !

Se você for um visitante, entre no nosso novo site : http://distritomaker.forumeiros.com

Se for um membro, entre no novo site mas se desejar, copie seu conteúdo do Distrito 1.0 para o 2.0 ^^

Atenciosamente, Admin SameKage



 
InícioPortalRegistrar-seConectar-se
Últimos assuntos
» Yoga Fire Factory - A Fábrica que ficará em seus corações
Seg Set 24, 2012 8:01 pm por Brunnodurante

» Óia o hardNN.exE na área!
Seg Set 24, 2012 12:08 am por samuel6406

» Nome acima do char
Dom Set 23, 2012 11:29 pm por samuel6406

» Hud
Dom Set 23, 2012 11:17 pm por samuel6406

» Coordenadas no mapa
Dom Set 23, 2012 11:13 pm por samuel6406

» Menu Estilo Ring (Anel)
Dom Set 23, 2012 11:05 pm por samuel6406

Conectar-se
Nome de usuário:
Senha:
Conexão automática: 
:: Esqueci minha senha
Parceiros
Fórum grátis

Templo RPG Maker - Onde a magia maker permanece viva!
Arena Rpg Maker - Suporte para Makers!
Categorias

Abrir em uma nova janela.

Votação
O que precisa ser MAIS melhorado no Distrito?
Organização
20%
 20% [ 3 ]
Staff
7%
 7% [ 1 ]
Design
60%
 60% [ 9 ]
Convivência
7%
 7% [ 1 ]
Vantagens para Membros
7%
 7% [ 1 ]
Total dos votos : 15
Tópicos Similares

Compartilhe | 
 

 Aula de ActionScript 3.0 - por SameKage

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Mensagem

SameKage
Bom Maker
Bom Maker
avatar

Prestígio : 0
Mensagens 166


Pontos 434
Fama 12

MensagemAssunto: Aula de ActionScript 3.0 - por SameKage   Sab Jul 14, 2012 10:49 pm

E aí galera, tudo ok? Vou postar aqui hoje minha primeira aula de ActionScript, será uma aula básica, mas será o sufiente para você usar o Flash CS4 ou superior com alguma competência. Bom, agora vamos à aula!

Nesta aula aprenderemos:

O que é o ActionScript 3.0 e como ele funciona
Como controlar uma animação a partir do ActionScript

O que é o ActionScript 3.0 e como ele funciona

Quando documento do Flash está sendo usado por você, você está no comando, fazendo com que ele execute o que você quiser quando quiser e como quiser. O grande problema é o que acontece quando o computador de OUTRA pessoa acessa seu arquivo quando você não está por perto.

Para tornar sua animação automatizado ou interativa, você deverá usar a linguagem de programação do Flash, que é o ActionScript. Por exemplo, você pode fazer com que ao clicar em uma parte da sua animação, seja aberta uma outra página na internet.

Qualquer script da página deverá ser digitado no painel de Ações. Para abri-lo, você deverá clicar no menu Janela e, em seguida, na opção Ações ou pressionar a tecla F9.

Mesmo quem não tem muito conhecimento em programação não terão dificuldades em usar o ActionScript, pois o Flash possui o Painel Ações, que o orienta de maneira intuitiva.

Nas versões anteriores, o AcionScript estava embutido no mecanismo de animação do Flash; uma ação era feita diretamente no objeto a ser programado, como um botão, por exemplo.

O Adobe Flash Player de hoje pode rodar programas escritos em qualquer versão do ActionScript, mas utiliza um mecanismo completamente diferente para rodar programas em ActionScript 3. E o mais importante: os programas nessa nova versão rodam muito mais rápido e melhor.

Ao criar um novo documento, o Flash armazena algumas Informações e, ao executar sua animação ele informa ao SWF qual versão do ActionScript utilizar.

Para utilizar um símbolo que está no palco do Flash em seu código de ActionScript, você deverá inserir uma instância neste objeto, isto é, um nome específico para ser usado no ActionScript. Por exemplo: Um botão escrito Rock, eu insiro uma instância nele com o nome R1, no ActionScript deverei tratá-lo como R1, que acaba sendo mais simples que Rock ou Botão Rock.

Ao contrário de muitas outras linguagens de programação, os códigos em ActionScript são do tipo case sensitive, isto quer dizer que (A) é diferente de (a). Por exemplo, se você digitar Stop() (com S maiúsculo) não irá funcionar pois o correto é com (s) minúsculo, ou seja, stop90

ATENÇÃO: É nescessário que se preste muita atenção ao digitar alguma ação no Flash, pois assim como em várias outras linguagens de programação, caso você digite errado, o resultado será diferente do esperado por você, e isso pode causar muita dor de cabeça para identificar e corrigir o problema.

Agora é hora de parar de encher linguiça e ir para a parte interessante!

Como controlar uma animação a partir ActionScript

Obs: Sugiro que para esta parte da aula, você abra o Flash e confira você mesmo o que está sendo dito aqui, para que aprenda com mais facilidade.

Geralmente, o Flash supõe que sua animação deve ser reproduzida de forma sequencial. Mas, às vezes, não é exatamente o que se deseja.

Por exemplo, digamos que você coloque uma animação que começe no quadro 1 e que ao clicar em um botão, se mova para o quadro 25.

Para isso, você irá utilizar quadros rotulados e cenas, bem como ações inseridas no ActionScript.

Se sua animação possui 240 quadros e está com uma taxa de quadros de 24 FPS, você estará usando por volta de 10 segundos de tempo em tela. Caso deseje inserir sua animação na internet, você precisará utilizar uma Taxa de FPS menor, pois a velocidade de alguns usuários podem ser mais lentas.

Você poderá controlar a Taxa de quadros através do ActionScript. Para isoo, deverá selecionar o quadro onde a ação ficará e inserir o seguinte código: Stage.frameRate = 60;

Stage: refere-se ao atual palco que está sendo utilizado. Por exemplo, se você inserisse o código acima na linha do tempo de um clipe de filme, ele funcionaria para os objetos daquele palco.

frameRate: Determina a Taxa de quadros, que em inglês é Frame Rate. ( Daí vem FPS >> Frames Per Second, ou seja, quadros por segundo.)

60: Valor especificado por você que a taxa de quadros irá assumir. No exemplo acima, será assumido o valor de 60 quadros por segundo.

CONTROLANDO A ANIMAÇÃO

Se você necessita que sua animação pule e rode fora de sequência, existem algumas maneiras de fazer isso. Uma delas é trabalhar com quadros Rotulados.

Tome como exemplo uma animação para internet, que ao clicar no botão1 ele saltasse para o quadro 10. Nesse caso, você poderia simplesmente indicar através da ação gotoAndPlay(10). Porém, caso você insira um novo quadro no início da apresentação, essa ação não funcionaria mais.

Os quadros rotulados são marcados com nomes. uma vez que você rotula um quadro, pode saltar para aquele ponto específico na linha do tempo utilizando o nome do Rótulo

Para inserir um rótulo em um quadro, você deverá selecionar o quadro desejado e, no painel Propriedades, na área Rótulo, inserir um Nome.
Caso queira, poderá escolher também o seu tipo como Nome, Comentário ou Âncora.

CENAS

Uma cena no Flash é uma série de quadros ao qual você atribui um nome de sua preferência. Cada cena possui sua própria linha do tempo.

Toda animação, quando criada, tem ao menos uma cena, nomeada de cena1. O Flash exibe a Linha do Tempo para cada cena separadamente

Você poderá visualizar, criar, excluir e renomear as cenas do seu documento através do painel Cena, localizado no menu Janela/Outros painéis.
Ao executar sua animação, o Flash executa cada cena na ordem de cima para baixo, começando com a primeira listada no painel cena e encerrando com a última
<hr>
_______________________________________________________________________________________________________________________


EXTRAS especias para os membros do Distrito

ActionScript 2.0 e 3.0
Spoiler:
 



Voltar ao Topo Ir em baixo
http://distritorpgmaker.forumeiros.com
 

Aula de ActionScript 3.0 - por SameKage

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

 Tópicos similares

-
» [Iniciante][Video-Aula][ON]Video aula sign completa no ps, e animada no flash !
» #IAJ Aula 05 - Pontuação
» Operadores Bitwise – Matemática Lógica Aula 2 de 2
» Criação de sprites por Joton (Vídeo-Aula 1)
» [Aula] Array e Matriz em GML

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Central de Aprendizagem e Disponibilização :: Programação e Hardware-