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| Total de votos : 15 |
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| | SK - Lógica de Programação - Aula 2 | |
| | Mensagem |
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| Assunto: SK - Lógica de Programação - Aula 2 Seg Ago 27, 2012 3:26 pm | |
| [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]Aula 2 - Representação Lógica
Descrição Narrativa
Agora que você já tem alguma ideia de como funciona o raciocínio lógico, você será instruído ao uso de algoritmos
O algoritmo é uma sequência de instruções organizadas de forma lógica, para que se chegue a um objetivo. Lembra das instruções para sair da caverna com o Batmóvel? Aquilo era um algoritmo
Você provavelmente percebeu que o algoritmo da caverna foi escrito em uma linguagem natural que usamos para nos comunicar. Isso é possível devido ao fato de que um algoritmo pode ser representado de três formas principais :
º DESCRIÇÃO NARRATIVA - É uma forma de linguagem natural para se representar algoritmos
º FLUXOGRAMA - É uma forma de representar o algoritmo através de símbolos geométricos
º PSEUDOCÓDIGO - É uma forma de representação de algoritmos considerada como uma pseudolinguagem
Voltando ao assunto...
O problema no uso da Descrição Narrativa, é a sua exatidão. Como não é uma forma de representação muito exata, cada pessoa pode interpretar de forma diferente caso não esteja bem escrito. Lembra do exemplo do Derp e da Derpina onde eles eram gêmeos? E se Derpina fosse filha de outra mãe? O algoritmo no caso diz que são gêmeos, ou seja está especificado corretamente, caso não dissesse isso, poderiam não ser irmãos gêmeos.
Veja abaixo mais um exemplo de Descrição Narrativa :
Cálculo de Salário :
Leia o valor bruto de salário do funcionário
Leia os descontos sobre o salário bruto do funcionário
Subtraia salário bruto do desconto
Escreva o resultado como salário líquido
Neste exemplo você viu um algoritmo com um cálculo presente no seu dia a dia. Veja que está escrito de maneira simples e objetiva
Fluxograma
O fluxograma ou diagrama de blocos é uma forma de representação que utiliza símbolos geométricos. Com ele, você poderá definir uma sequência de símbolos e assim facilitar a visualização das intruções de um algoritmo. Pode-se dizer que o fluxograma está entre a descrição narrativa e o pseudocódigo.
Tudo que é feito com a descrição narrativa pode ser passado para um fluxograma, facilitando muito o entendimento do algoritmo. Dentro da informática existe uma enorme quantidade de símbolos e cada programador pode usar diferentes simbologias.
Veja abaixo os símbolos mais usados para a construção de fluxogramas:
Para que seu fluxograma fique de fácil entendimento, você deve utilizar os símbolos de forma correta. Você nunca deverá, por exemplo, usar um símbolo de processamento para iniciar um fluxograma, pois este símbolo é para cálculos
Os fluxogramas são ótimos para iniciantes pois são de fácil entendimento. É o mesmo que um guitarrista que usa uma tablatura ao invés de uma partitura para tocar. A partitura dará ao músico informações completas sobre a música, através da tablatura, o músico deverá conhecer a música previamente para poder tocá-la
Então para você criar uma rotina de cálculo, por exemplo, você deverá primeiramente utilizar a descrição narrativa colocando os passos dessa rotina. Depois você irá passar tudo que foi descrito para um fluxograma. Veja abaixo um algoritmo que irá dividir dois números em forma de descrição narrativa e depois como fluxograma :
DESCRIÇÃO NARRATIVA
º Leia o primeiro número º Leia o segundo número º Divida o primeiro número pelo segundo º Escreva o resultado da divisão
FLUXOGRAMA
Veja que através do fluxograma é mais fácil entender o algoritmo
Veja agora uma breve explicação do fluxograma apresentado para refrescar sua memória :
Início - Inicio do Fluxograma
Leia n1 -Indica a leitura do primeiro número que foi obtido através do teclado
Leia n2 -Indica a leitura do segundo número que foi obtido através do teclado
Resultado = n1/n2 - Aqui é feito o processo de cálculo entre os números n1 e n2. O valor do cálculo é colocado na variável Rsultado
Escreva "Resultado =" Resultado - Aqui é mostrado o resultado do cálculo. Veja que a palavra Resultado está entre aspas duplas, irá aparecer no vídeo, a outra mostrará o valor do cálculo
Fim - Final do Fluxograma
Pseudocódigo
O pseudocódigo, também conhecido como Português estruturado ou Portugol, trata-se de uma forma de representação mais detalhada do que as anteriores.
Observação : O pseudocódigo não é realmente uma linguagem de programação. É um tipo de linguagem mais simples que poderá futuramente ser traduzida para por exemplo, Visual Basic ou Delphi
A grande vantegem de se utilizar o pseudocódigo, é que você poderá trabalhar com ele independente de qualquer linguagem de programação. Caso utilize esta forma de representação em seus algoritmos, ficará muito mais simples passá-lo para uma linguagem de programação
Para você criar um algoritmo através de um pseudocódigo, é aconselhável que se siga uma estrutura. Criando uma estrutura bem definida, futuramente você poderá passar esse algoritmo para uma linguagem de programação
ESTRUTURA
Algoritmo <nome_do_algoritmo>
<declaração de variáveis> <declaração de constantes>
Início <corpo_do-algoritmo>
Fim.
Pseudocódigo
Algoritmo Divisão entre dois números
Variáveis n1, n2, Resultado : Real
Início Leia n1,n2 Resultado = n1 / n2 [b]Escreva "Resultado =" Resultado
[b]Fim
Explicação sobre o pseudocódigo e a estrutura apresentados acima :
º Algoritmo - Indica o início de um algoritmo em forma de pseudocódigo
º Nome do algoritmo - Aqui é indicado um nome para o algoritmo ; esse nome irá diferenciá-lo de outros algoritmos
º Declaração de variáveis e constantes - Aqui você irá indicar as variáveis e constantes que serão utilizadas no algoritmo
º Início - Indica o início do corpo do algoritmo
º Corpo do algoritmo - Aqui você irá fazer o precessamento e cálculos
º Fim - Indica o final do algoritmo
E é isso aí, nesta aula vocês aprenderam sobre as Formas de Representação de Algoritmos
Na próxima aula vocês aprenderão:
º Regras Principais º Instruções Primitivas º Teste de Mesa
Não perca a 3ª aula !!
Segue agora a correção dos exercícios da primeira aula e os exercícios dessa.
Correção
- Spoiler:
Obs: Lembre-se que se tratando de lógica, os resultados podem variar de pessoa para pessoa, então o correto é sua resposta estar parecida com as que serão apresentadas abaixo :
1 - Faça a sequência lógica para a troca de um pneu furado
º Suspenda o carro º Desparafuse o pneu furado º Retire o pneu furado do carro º Posicione o pneu novo º Retorne o carro para a posição normal
2 - Faça a sequência lógica para ligar um video game que se encontra desconectado da televisão
º Conecte os cabos de imagem e audio º Conecte o restante das peças necessárias do video game º Conecte as tomadas do video game e da televisão º Ligue a televisão º Ligue o video game
3 - Faça a sequência lógica para se tomar um banho
º Tire suas roupas º Ligue o chuveiro º Regule a água a seu gosto º Entre debaixo do chuveiro º Ensaboe seu corpo º Enxague seu corpo º Se desejar, lave o cabelo com shampoo e/ou condicionador º Desligue o chuveiro
4 - O que é um aplicativo específico?
São programas criados mediante a solicitação de algum usuário
5 - Como são conhecidas as linguagens que criam programas mediante a solicitação de algum usuário
Linguagens de alto nível
6 - Dizemos que Visual Basic e Delphi são linguagens de programação....
visual orientada a objetos
7 - Depois de pronto, o que deve ser feito com o código fonte?
Ele deve ser compilado a fim de ser entendido pela máquina
8 - O que são instruções?
São conjuntos de normas ou regras pré-estabelecidas para realizar uma determinada tarefa
9 -Encontre o erro na seguinte sequência lógica:
Herp é pai de Derp Derpina é irmã de Derp Derpina é filha de Derpina
Derpina não pode ser filha dela mesma
10 - Encontre o erro na seguinte sequência lógica:
Derp tem 9 anos Herp tem 18 anos Derpete tem 14 anos Herp tem o triplo da idade de Derp
Herp tem apenas o dobro da idade de Derp
Exercícios
1º Crie um algoritmo no formato de Descrição Narrativa que calcule a média entre quatro números
2º Crie um algoritmo no formato de Fluxograma que calcule a média entre quatro números
3º Qual é o grande problema da descrição narrativa?
4º Por quê é mais fácil a visualização de um algoritmo usando o Fluxograma?
5º Qual é o símbolo que processa cálculos?
a) Quadrado b) Losango c) Retângulo d) Círculo
6º O que é um pseudocódigo?
7º Qual é a grande vantagem de se utilizar o pseudocódigo?
Até a próxima pessoal!! |
| | | | Assunto: Re: SK - Lógica de Programação - Aula 2 Dom Set 16, 2012 8:43 pm | |
| Acabei de me registrar aqui para acompanhar suas aulas e também participar do fórum. Como eu já disse as aulas estão muito boas! Aguardando a continuação... PS: Não tem área de apresentação?? Off: Testando o sistema de "reputar" a mensagem dei negativo no seu tópico |
| | | | Assunto: Re: SK - Lógica de Programação - Aula 2 Dom Set 16, 2012 8:54 pm | |
| Tem área de apresentação sim ^^
Basta você procurar no índice do fórum, e tem um link para ela na mensagem automática que é enviada a novos membros ^^ |
| | | | Assunto: Re: SK - Lógica de Programação - Aula 2 Dom Set 16, 2012 9:00 pm | |
| É,eu fui perceber que tinha uma mensagem só depois,ai já me apresentei lá E respondendo o post da MRM: Eu gostaria de aprender C ou Ruby.Na verdade,qual estiver disposto a ensinar já seria ótimo. E que linguagens você sabe programar? |
| | | | Assunto: Re: SK - Lógica de Programação - Aula 2 Seg Set 17, 2012 12:45 pm | |
| Bom, atualmente eu só possuo bom nível de conhecimento com Delphi,Visual Basic, Pascal e HTML, o resto sou mediano ou fraco se comparado com quem já fez cursos sérios ^^
Vou tentar fazer aulas de C ^^
Ah, e tenta dar uma pontuação positiva na próxima kkk |
| | | | Assunto: Re: SK - Lógica de Programação - Aula 2 Seg Set 17, 2012 5:16 pm | |
| Então,como eu disse eu aceitaria qualquer aula de programação.Porque quero ter uma base de conhecimento nisso.
E não tem como mudar o voto da mensagem?? Ainda não entendi esse sistema de créditos. |
| | | | Assunto: Re: SK - Lógica de Programação - Aula 2 Seg Set 17, 2012 5:22 pm | |
| Bom, na verdade por enquanto é algo irreversível para membros, eu não mecho nisso porque é anti-ético ^^
Mas pretendo mudar em breve para um sistema parecido com o da MRM, quanto a como funciona, se você clicar no botão verde, você dá Fama para o autor da mensagem, o vermelho registra um voto negativo, mas não retira fama do autor, pois acho isso muita injustiça ^^ |
| | | | Assunto: Re: SK - Lógica de Programação - Aula 2 Seg Set 17, 2012 5:47 pm | |
| Acho que você poderia pelo menos desativar o sistema de pontos e deixar só o de fama.Ficaria melhor,porque pelo que entendi ganha 3 pontos por tópico criado e 1 por mensagem.Então é meio inútil.
Ps:O fórum já tem sistema de Warning,se não tiver e quiser colocar um,no fórum que eu era adm implantei um de fácil entendimento e utilização.
Off: Vamos falar por pm para não ficar floddando né?!
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| | | | Assunto: Re: SK - Lógica de Programação - Aula 2 Seg Set 17, 2012 6:15 pm | |
| Claro claro, mas na verdade os pontos de fama são ganhos por enquanto com os símbolos ao lado Quanto ao XP, ele varia para cada área do fórum, por isso que eu tenho bem mais XP do que mensagens Mas nada injusto, já que as áreas que só a Staff postam estão contando só como 1 Xp ^^ |
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| Assunto: Re: SK - Lógica de Programação - Aula 2 | |
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| | | | SK - Lógica de Programação - Aula 2 | |
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