Seja bem vindo ao Distrito Rpg Maker !

Se você for um visitante, entre no nosso novo site : http://distritomaker.forumeiros.com

Se for um membro, entre no novo site mas se desejar, copie seu conteúdo do Distrito 1.0 para o 2.0 ^^

Atenciosamente, Admin SameKage



 
InícioPortalRegistrar-seConectar-se
Últimos assuntos
» Yoga Fire Factory - A Fábrica que ficará em seus corações
Seg Set 24, 2012 8:01 pm por Brunnodurante

» Óia o hardNN.exE na área!
Seg Set 24, 2012 12:08 am por samuel6406

» Nome acima do char
Dom Set 23, 2012 11:29 pm por samuel6406

» Hud
Dom Set 23, 2012 11:17 pm por samuel6406

» Coordenadas no mapa
Dom Set 23, 2012 11:13 pm por samuel6406

» Menu Estilo Ring (Anel)
Dom Set 23, 2012 11:05 pm por samuel6406

Conectar-se
Nome de usuário:
Senha:
Conexão automática: 
:: Esqueci minha senha
Parceiros
Fórum grátis

Templo RPG Maker - Onde a magia maker permanece viva!
Arena Rpg Maker - Suporte para Makers!
Categorias

Abrir em uma nova janela.

Votação
O que precisa ser MAIS melhorado no Distrito?
Organização
20%
 20% [ 3 ]
Staff
7%
 7% [ 1 ]
Design
60%
 60% [ 9 ]
Convivência
7%
 7% [ 1 ]
Vantagens para Membros
7%
 7% [ 1 ]
Total dos votos : 15
Tópicos Similares

Compartilhe | 
 

 [Fascículo 1] Eu quero ser um Game Designer!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Mensagem

SameKage
Bom Maker
Bom Maker
avatar

Prestígio : 0
Mensagens 166


Pontos 434
Fama 12

MensagemAssunto: [Fascículo 1] Eu quero ser um Game Designer!   Sab Set 15, 2012 4:00 pm

Próximo Fascículo (Indisponível)
Eu quero ser um Game Designer!
Fascículo 1: Prefácio

Autor:Skull Knight

Tópico Oficial: Aqui


Considerações Iniciais
Saudações! Antes que você inicie a leitura do conteúdo do tópico em si, gostaria de deixar uma coisa bem clara: caso você tenha interesse em compartilhar este fascículo em seu site, por favor, mencione os devidos créditos a mim, Skull Knight, e deixe um link redirecionando até este tópico. Isso porque eu já me deparei com sites que apresentavam materiais de minha autoria sem qualquer crédito. Casos de plágio cuja consequência é uma situação muito desagradável. Divulgações sempre ajudam autores, mas, se você quiser divulgar, que o faça corretamente.

Introdução
Seja bem-vindo ao mundo de criação de jogos! Estes fascículos estão sendo escritos especialmente para você que deseja se tornar um game designer, um desenvolvedor de jogos. O processo de criação de um jogo não é mole, não! Isso exigirá de você muita paciência, dedicação e determinação. Os fascículos fazem parte de uma coleção que estou desenvolvendo periodicamente, dentro do possível, sendo que todo o conteúdo está sendo adaptado e focado para o RPG Maker, que é a principal engine (software para criação de jogos) trabalhada aqui na comunidade.

Conceitos
Existe uma série de considerações que você precisa entender sobre o que é necessário para se tornar um game designer, mas, antes, precisamos saber o que é um game designer e qual a sua importância na criação de um jogo.

Há quem diga que os gráficos representam a alma de um jogo, há quem valorize mais a sonoplastia e há aqueles que focam sua atenção para os sistemas e funcionalidades de um jogo. Nada disso realmente importa se o enredo não for bom, se ele não for suficientemente bem trabalhado. A história é a parte mais importante do seu jogo, sem ela, não há jogo. Tratando especificamente do RPG Maker, pode ser divertido criar mapas no editor e abusar de gráficos ou scripts, mas você precisará concentrar as suas energias para a materialização de boas ideias para a sua trama.

O game designer trata não apenas do enredo ou história de um jogo, mas trata de absolutamente tudo dele. Tudo! O trabalho do game designer é desenvolver os pilares, a estrutura, o esqueleto, a verdadeira alma do jogo. Sem um roteiro estruturado não há como ter um jogo estruturado. E para tornar-se um bom desenvolvedor de jogos, você:

  • Deve ser sistemático, ou seja, organizado. O trabalho de um game designer engloba muitos itens e você não vai poder se perder entre eles. Caso o contrário, você desandará com o tempo e o desenvolvimento do seu jogo atrasará.
  • Deve ter um vasto conhecimento cultural. Você deve estar habituado a ler livros, apostilas, assistir a filmes e documentários. Conhecimento é poder! A criatividade provém do conhecimento. Você deverá aprender a usufruir de todos os recursos disponíveis para inspiração. Você deverá sempre ser exímio ao pesquisar, afinal, como criar um jogo medieval sem conhecer sobre o assunto ou características da época? A falta da pesquisa garante um resultado supérfluo e você com certeza não quer isso.
  • Deve se acostumar a jogar diferentes gêneros e tipos de jogos. Não estou sugerindo que você seja eclético, mas ter um conhecimento variado sobre jogos é uma forma de estudo, sem deixar de citar que pode lhe oferecer ideias de sistemas e funcionalidades para o seu próprio jogo.
  • Não deve pensar que terminará o seu jogo em apenas um dia. Nem microjogos são terminados em um dia. Um bom jogo compõe-se de uma fase de pré-produção, da qual esta coleção trata, compõe-se da própria edição através da engine escolhida, revisão e correção de bugs. Poucos, mas longos passos até o término do seu jogo, que pode levar semanas, meses e até anos para ser lançado e divulgado. Paciência é uma virtude.
  • Não deve depender de computadores. Prefira escrever manualmente a princípio e posteriormente transcrever suas ideias para o computador. Isso porque boas ideias surgem do nada. Você deve estar preparado para a chegada de ideias. Se você estiver em um ônibus, ou numa fila de mercado, vai mesmo perder uma ideia fenomenal por tão rele motivo? Carregue consigo um bloco de notas e uma caneta. Quando uma ideia chegar a sua mente, registre-a por meio de rascunhos. Posteriormente, quando você estiver com mais calma, desenvolva o rascunho. Escreva, treine. Isso estimulará sua criatividade e desenvolverá sua ortografia. O dicionário poderá ser um dos seus melhores amigos nesta jornada.
  • Deve saber que no processo de escrita de um livro, o autor lê e confere o que escreveu. Ao reler, novas ideias podem surgir e dessa forma você poderá enriquecer seus textos com mais detalhes. Detalhes, mesmo que mínimos, fazem toda a diferença! Será através dos detalhes que você transportará o jogador para o seu mundo, para o seu jogo. Através dos detalhes que as portas da imaginação serão abertas. É muito importante que você faça com que o jogador se sinta presente na cena do jogo, naquele momento.
  • Deve sempre consultar a opinião de outras pessoas. Realizar pesquisas de campo é sempre muito interessante para saber se as pessoas (família, amigos, conhecidos, formadores de opinião) aprovam as suas ideias. Com o resultado das suas pesquisas você decidirá se é viável ou não investir na ideia proposta, principalmente para não haver futuros arrependimentos.


E para concluir esta parte, chamaremos de Game Design Document o esqueleto, a estrutura e alma do seu jogo.

Game Design Document
Em suma, o Game Design Document se trata de um documento com absolutamente todas as informações sobre o seu jogo, que deverão ser tratadas nos mínimos detalhes, sendo um método de organização indispensável para desenvolvedores de jogos. Podemos abreviar Game Design Document para GDD e considerar que este documento será a base e pilar do seu jogo. Se você estiver trabalhando em uma equipe, convém que todos os membros desta consultem o GDD para executar suas funções. Por exemplo: um Level Designer deverá criar um mapa no RPG Maker com base na descrição e ambientalização de um cenário presente no GDD. E isso valerá para todos os outros cargos da sua equipe. Se você estiver desenvolvendo um jogo sozinho, você mesmo consultará o seu próprio GDD.

Eu reconheço que você pode simplesmente pesquisar no Google por um modelo de Game Design Document e substituir as informações padronizadas, a seu gosto, mas o objetivo desta coleção é exatamente explicar a fundo todos os pontos e itens de um Game Design Document e facilitar a sua vida, para evitar que você faça o download de um modelo e se perguntar "O que eu faço com isso?" O que você vai encontrar em modelos pela Internet se configura muito superficial, então, estou desenvolvendo a coleção exatamente para que você realmente entenda!

Os "caras"
Até os mais renomados jogos como God of War, Resident Evil, Need for Speed e Mortal Kombat, por exemplo, tiveram suas respectivas fases de pré-produção e com um GDD. É sim possível criar um jogo sem esse recurso, mas a tendência é você ficar parado, sem qualquer coisa por onde se guiar e a consequência é a desistência. E mesmo que você consiga, sempre há um detalhe que pode ser melhorado. Sempre há o que melhorar. O GDD também tem como objetivo evitar brechas para possíveis problemas que se possa ter posteriormente. E dando continuidade, tem alguns "caras" que vale a pena você conhecer:


Shigeru Miyamoto, criador de grandes sucessos como Mario Bros., The Legend of Zelda, Donkey Kong e muitos outros. Confira sua biografia clicando aqui! Note a quantidade de prêmios que esse "cara" recebeu!


Will Wright, criador de The Sims, SimCity e Spore. Assim como Miyamoto, Will Wright também é um dos mais renomados game designers do mundo! Confira sua biografia clicando aqui! Mas que dom para jogos de simulação!

Conclusão
Espero que ao dizer "Eu vou criar um jogo" você saiba o que está fazendo. Todo o processo de criação do seu jogo abusará de um tempo seu que você poderia estar gastando em outras coisas. Não inicie sem pensar, antes! Mas se você está decidido, espero sinceramente que você aproveite e desfrute dos próximos fascículos e que eles sejam úteis para você! Prepare seus olhos para ler e seu espírito para ter paciência, pois aí vem conteúdo, hein?! Até logo.
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://distritorpgmaker.forumeiros.com
 

[Fascículo 1] Eu quero ser um Game Designer!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

 Tópicos similares

-
» Tutorial: O que é ser um game designer?
» quero aprender e fazer scripts para o game maker!
» [Game] The Subspace Emissary
» Roller Play Game (RPG)
» [SIGN] Portal 2 Game

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Destaques e Suporte Geral :: Destaques DRM-