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MensagemAssunto: VXAce HUD Designer   VXAce HUD Designer I_icon_minitimeSex Set 07, 2012 4:22 pm

VXAceHUD Designer
por Cidiomar R. Dias Jr

Introdução

O VXAce HUD Designer é um utilitário totalmente online feito por Cidiomar Jr. Ele lhe permite criar suas próprias HUDs sem precisar mexer um pingo com programação. A interface é bem intuitiva e drag'n'drop; ou seja, você constrói sua HUD apenas arrastando elementos com o mouse e posicionando-os onde deverão ficar.
O VXAce HUD Designer traz dezenas de ferramentas que possibilitam a criação de HUDs completas e personalizadas de um modo realmente fácil. Quando terminar, basta gerar o script e colá-lo no Editor de Scritps do seu projeto.
É possível adicionar imagens padrão ou próprias (a partir de uma URL), barras de HP, MP e EXP, contador de dinheiro, textos diversos (como indicador de status, armas e skills equipadas etc.), ícones e tudo mais que você imaginar que uma boa HUD precisa ter. A imaginação é seu limite.

Screenshots

Spoiler:


UTILIZAÇÃO

Não há nada para baixar, basta acessar o site.
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O VXACE HUD DESIGNER!


Exemplo
[center]ReinoRPG HUD Ace - Remontada inteiramente no VXAce HUD Designer

Como exemplo do que o VXAce HUD Designer é capaz de fazer, o próprio criador remontou a ReinoRPG HUD Ace. Abaixo, você confere screens da HUD (notando que ela ficou idêntica ao original), o script para utilizá-la em seu projeto e onde conseguir as imagens necessárias para que ela funcione corretamente.

[center]Screenshoots

VXAce HUD Designer Reino-hud-remake

[center]Como utilizar

Cole este script acima do Main:

Código:
module HUDWidgets
  #----------
  class WidgetBase < Sprite
        def initialize(name, x, y, z)
          super()
          @name = name
          self.x, self.y, self.z = x, y, z
        end
        def z=(v)
          super(v + 60)
        end
        def z
          return super() - 60
        end
        def name
          @name.dup
        end
  end
  #----------
  class ImageWidget < WidgetBase
        def initialize(name, x, y, z, w, h, a, param, text, idx)
          super(name, x, y, z)
          @iw, @ih = w, h
          self.opacity = a
          @param, @text, @idx = param, text, idx
          if param == 0
                bmp = self.bitmap = Cache.picture(@text)
                self.zoom_x, self.zoom_y = @iw.to_f / bmp.width, @ih.to_f / bmp.height
          elsif param == 1
                update_char
          elsif param == 2
                update_face
          else
                self.bitmap  = Cache.system('Iconset')
                self.src_rect = Rect.new(0, 0, 24, 24)
                update_icon
          end
          self.zoom_x = @iw.to_f / self.src_rect.width
          self.zoom_y = @ih.to_f / self.src_rect.height
        end
        def update_char
          return unless @param == 1
          actor = $game_party.leader
          bmp  = self.bitmap = Cache.character(actor.character_name)
          sign  = actor.character_name[/^[!$]./]
          #-----
          if sign and sign.include?('$')
                cw, ch = bmp.width / 3, bmp.height / 4
          else
                cw, ch = bmp.width / 12, bmp.height / 8
          end
          n = actor.character_index
          self.src_rect = Rect.new((n%4*3+1)*cw, (n/4*4)*ch, cw, ch)
          self
        end
        def update_face
          return unless @param == 2
          actor = $game_party.leader
          bmp  = self.bitmap = Cache.face(actor.face_name)
          self.src_rect = Rect.new(actor.face_index % 4 * 96, actor.face_index / 4 * 96, 96, 96)
        end
        def update_icon
          return unless @param >= 3
          actor = $game_party.leader
          i_idx = 0
          case @param
          when 3
                i_idx = @idx
          when 16
                i_idx = $game_variables[@idx] || 0
          when 17
                i_idx = ($data_items[@idx].icon_index rescue 0)
          when 4
                i_idx = ($data_weapons[@idx].icon_index rescue 0)
          when 5 .. 8
                i_idx = ($data_armors[@idx].icon_index rescue 0)
          when 9
                i_idx = ($data_skills[@idx].icon_index rescue 0)
          when 10
                i_idx = ($data_states[@idx].icon_index rescue 0)
          when 11
                i_idx = (actor.weapons.first.icon_index rescue 0)
          when 12
                if actor.dual_wield?
                  i_idx = (actor.weapons.first.icon_index rescue 0)
                else
                  i_idx = (actor.equips[1].icon_index rescue 0)
                end
          when 13
                i_idx = (actor.equips[2].icon_index rescue 0)
          when 14
                i_idx = (actor.equips[3].icon_index rescue 0)
          when 15
                i_idx = (actor.equips[4].icon_index rescue 0)
          else
                i_idx = 0
          end
          self.src_rect = Rect.new(i_idx % 16 * 24, i_idx / 16 * 24, 24, 24)
        end
  end
  #----------
  class TextWidget < WidgetBase
        def initialize(name, x, y, z, param, text, id, fname, fsize, fbold, fitalic, fshadow, fcolor, foutline, foutline_color, tw, th)
          super(name, x, y, z)
          #-----
          @fsize = fsize
          #-----
          @font                  = Font.new(fname, fsize)
          @font.bold            = fbold
          @font.italic    = fitalic
          @font.shadow    = fshadow
          @font.outline  = foutline
          @font.out_color      = foutline_color
          @fbmp                  = Bitmap.new(1, 1)
          @fbmp.font            = @font
          #-----
          @param, @text, @id = param, text, id
          @tw, @th                = tw, th
          #-----
          r                = @fbmp.text_size('Text')
          @font.size *=  (@tw.to_f / r.width)
          #-----
          @fbmp.font = @font
          #-----
          self.oy = (((r.height * (@tw.to_f / r.width)) * (1.0 - (r.width / @tw.to_f))) * 0.5).ceil
          #-----
          update
        end
        def update
          actor = $game_party.leader
          case @param
          when 0  # Text
                str = @text
          when 1  # HP
                str = (@text % actor.hp) rescue actor.hp.to_s
          when 2  # Max HP
                str = (@text % actor.mhp) rescue actor.mhp.to_s
          when 3  # HP/Max HP
                str = (@text % [actor.hp, actor.mhp]) rescue (actor.hp + '/' + actor.mhp)
          when 4  # MP
                str = (@text % actor.mp) rescue actor.mp.to_s
          when 5  # Max MP
                str = (@text % actor.mmp) rescue actor.mmp.to_s
          when 6  # MP/Max MP
                str = (@text % [actor.mp, actor.mmp]) rescue (actor.mp + '/' + actor.mmp)
          when 7  # EXP
                str = (@text % actor.exp) rescue actor.exp.to_s
          when 8  # Next Level EXP
                str = (@text % actor.next_level_exp) rescue actor.next_level_exp.to_s
          when 9  # EXP/Next Level EXP
                str = (@text % [actor.exp, actor.next_level_exp]) rescue (actor.exp + '/' + actor.next_level_exp)
          when 10 # LVL
                str = (@text % actor.level) rescue actor.level.to_s
          when 11 # Map Name
                p $game_map.display_name
                str = (@text % $game_map.display_name) rescue ''
          when 12 # Actor's Name
                str = (@text % actor.name) rescue ''
          when 13 # Actor's Class
                str = (@text % actor.class.name) rescue ''
          when 14 # Gold Amount
                str = (@text % $game_party.gold) rescue '0'
          when 15 # Actor's Weapon
                str = (@text % actor.weapons.first.name) rescue ''
          when 16 # Actor's Shield
                str = (@text % actor.equips[1].name) rescue ''
          when 17 # Actor's Helm
                str = (@text % actor.equips[2].name) rescue ''
          when 18 # Actor's Armor
                str = (@text % actor.equips[3].name) rescue ''
          when 19 # Actor's Accessory
                str = (@text % actor.equips[4].name) rescue ''
          when 20 # Variable
                str = (@text % $game_variables[@id]) rescue '0'
          else
                return
          end
          #-----
          return if str.empty?
          self.bitmap.dispose if self.bitmap and not self.bitmap.disposed?
          #-----
          r  = @fbmp.text_size(str)
          bmp = self.bitmap = Bitmap.new(r.width + 32, r.height)
          bmp.font = @font
          bmp.draw_text(bmp.rect, str, 0)
        end
  end
  #----------
end
class Scene_Map < Scene_Base
  #----------
  alias :hud_alias_start  :start
  alias :hud_alias_update :update
  alias :hud_alias_p_term :terminate
  #----------
  def start
        hud_alias_start
        start_hud
  end
  #-----
  def start_hud
        @actor_info_cache, @var_info_cache, @hud_widgets = {}, {}, {}
        @hud_widgets[1] = HUDWidgets::ImageWidget.new('Object1', 97, 315, 0, 350, 95, 255, 0, 'Back.png', 1)
        @hud_widgets[2] = HUDWidgets::ImageWidget.new('Object2', 189, 357, 1, 134, 8, 255, 0, 'HP.png', 1)
        @hud_widgets[3] = HUDWidgets::ImageWidget.new('Object3', 189, 374, 2, 134, 8, 255, 0, 'MP.png', 1)
        @hud_widgets[4] = HUDWidgets::ImageWidget.new('Object4', 123, 340, 3, 32, 32, 255, 1, '', 0)
        @hud_widgets[5] = HUDWidgets::TextWidget.new('Object5', 186, 338, 4, 12, '%s', 0, 'Georgia', 12, true, false, true, Color.new(255, 255, 255, 255), false, Color.new(0, 0, 0, 255), 34, 12)
        @hud_widgets[6] = HUDWidgets::TextWidget.new('Object6', 304, 338, 5, 13, '%s', 0, 'Georgia', 12, true, false, true, Color.new(255, 255, 255, 255), false, Color.new(0, 0, 0, 255), 34, 12)
        @hud_widgets[7] = HUDWidgets::TextWidget.new('Object7', 343, 363, 6, 10, '%d', 0, 'Arial', 16, true, false, true, Color.new(255, 255, 255, 255), false, Color.new(0, 0, 0, 255), 40, 16)
        @hud_widgets[8] = HUDWidgets::TextWidget.new('Object8', 388, 352, 7, 14, '%d', 0, 'Arial', 12, true, false, true, Color.new(255, 255, 255, 255), false, Color.new(0, 0, 0, 255), 29, 12)
        @hud_widgets[9] = HUDWidgets::TextWidget.new('Object9', 385, 368, 8, 0, 'Gold', 0, 'Arial', 12, true, false, true, Color.new(255, 255, 255, 255), false, Color.new(0, 0, 0, 255), 29, 12)
        update_hud
  end
  #----------
  def update
        hud_alias_update
        update_hud
  end
  #-----
  def update_hud
        actor = $game_party.leader
        wid = @hud_widgets[2]
        if (@actor_info_cache[:char_hp]  != actor.hp  or @actor_info_cache[:char_mhp]  != actor.mhp)
          wid.zoom_x = (actor.hp.to_f / actor.mhp)
        end
        wid = @hud_widgets[3]
        if (@actor_info_cache[:char_mp]  != actor.mp  or @actor_info_cache[:char_mmp]  != actor.mmp)
          wid.zoom_x = (actor.mp.to_f / actor.mmp)
        end
        wid = @hud_widgets[4]
        if (@actor_info_cache[:char_name] != actor.character_name) or (@actor_info_cache[:char_idx] != actor.character_index)
          wid.update_char
        end
        wid = @hud_widgets[5]
        if (@actor_info_cache[:char_name] != actor.name)
          wid.update
        end
        wid = @hud_widgets[6]
        if (@actor_info_cache[:char_class] != actor.class.name)
          wid.update
        end
        wid = @hud_widgets[7]
        if (@actor_info_cache[:char_level] != actor.level)
          wid.update
        end
        wid = @hud_widgets[8]
        if (@actor_info_cache[:party_gold] != $game_party.gold)
          wid.update
        end
        @actor_info_cache[:char_hp],  @actor_info_cache[:char_mhp]      = actor.hp, actor.mhp
        @actor_info_cache[:char_mp],  @actor_info_cache[:char_mmp]      = actor.mp, actor.mmp
        @actor_info_cache[:char_name] = actor.character_name
        @actor_info_cache[:char_idx]  = actor.character_index
        @actor_info_cache[:char_name] = actor.name
        @actor_info_cache[:char_class] = actor.class.name
        @actor_info_cache[:char_level] = actor.level
        @actor_info_cache[:party_gold] = $game_party.gold
  end
  #----------
  def terminate
        hud_alias_p_term
        hud_dispose
  end
  #-----
  def hud_dispose
        @hud_widgets.each_value {|hw|  hw.dispose  }
  end
  #----------
end

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Créditos e Agradecimentos
Feito por Cidiomar Jr.
Tópico Original : RA(in) S3xyVampS
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